• CPEC
  •   Participe

PARTICIPE DO CPEC


Há diferentes formas de participar das atividades do CPEC, seja individualmente ou como pessoa jurídica, na qualidade de apoiador, patrocinador de projetos específicos, membro de comissões de estudo, grupos de trabalho, voluntariado, ou como associado. As diferentes formas de se engajar encontram-se detalhadas nesta seção.

Comissões de Estudo


Objetivo:

As comissões de estudo são formadas por grupos de profissionais interessados em pesquisa e discussões sobre tópicos específicos, com o objetivo de desenvolver a pesquisa corporativa e produtos que promovam o comportamento ético.

Estrutura e funcionamento das comissões de estudo:

Para formar uma comissão, um grupo mínimo de três membros do CPEC deverá definir o escopo de estudo da comissão, designar um coordenador e submeter um projeto de estudo à direção do CPEC.

Uma vez formada a comissão, esta deverá deliberar regularmente. A frequência mínima de reuniões de qualquer comissão será mensal. Salvo casos justificados, aprovados pela direção do CPEC, qualquer membro da comissão que faltar 3 vezes consecutivas, ou 3 vezes dentro de um período de 120 dias, estará automaticamente excluído da comissão.

A comissão que deixar de se reunir ou cumprir prazos poderá ser dissolvida pela direção do CPEC, com direito a defender sua manutenção em reunião de diretoria. A decisão da direção será irrecorrível.

A comissão deverá apresentar relatórios mensais à direção do CPEC e, em 90 dias de sua criação, apresentar resultados, ainda que parciais, na reunião mensal da diretoria.

O CPEC reserva-se o direito de não aprovar relatórios que estejam desacompanhados de avaliação de validade e confiabilidade da pesquisa realizada por pares.

Projeto de estudo:

O projeto de estudo será avaliado conforme a originalidade da proposta e o impacto esperado, com indicadores de acompanhamento de resultado e método de trabalho.

Uma vez aprovado o projeto, a comissão deverá se reunir para definir objetivos e regras sobre seu funcionamento, incluindo o número de participantes, composição, frequência, dia e hora de reuniões.

Via de regra, as reuniões ocorrerão quinzenalmente, às 19:00h, na sede do CPEC, com duração máxima de 2 horas.

Em até 30 dias após a reunião inaugural, a comissão deverá apresentar um plano de trabalho detalhado à direção do CPEC, que poderá sugerir ajustes ao escopo ou plano de trabalho e estabelecer metas para a comissão.

O apoio do CPEC aos projetos de estudo e demais trabalhos das comissões inclui:

  • o uso das instalações do instituto para reuniões;
  • o apoio de um monitor do instituto para assessoria na coordenação, secretaria nas reuniões, pesquisa, relatórios e divulgação das atividades da comissão;
  • divulgação dos resultados dos trabalhos da comissão no website do CPEC;
  • no caso de aprovação de artigo elaborado pela comissão, apresentação dos resultados do trabalho, com destaque, nos eventos e inclusão nas publicações periódicas do CPEC.

Grupos de Trabalho


Na hipótese de encomenda por um patrocinador, ao CPEC, de realização de pesquisa específica, a direção designará grupo de trabalho, mediante convite a profissionais e pesquisadores que possam contribuir.

À diferença das comissões, o trabalho nestes grupos será remunerado, nos termos estabelecidos no convite formulado pela direção do CPEC.

Patrocínio de Pesquisa


Organizações, órgãos públicos e empresas que desejem contar com o corpo técnico do CPEC para realizar pesquisas ou elaborar pareceres de seu interesse poderão patrocinar a pesquisa, mediante acordo de cooperação com o instituto, que pode ou não incluir parceria com outras instituições de ensino e pesquisa.

Entre em contato com um representante do CPEC para discutir a possibilidade de patrocínio de pesquisa por sua organização.